sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Pela ordem, a poesia! - de Airton Reis

Diretoria da Governadoria da Associação Internacional Poetas del Mundo em Mato Grosso.
Pela ordem, a poesia!
      Já nos ensinou Demóstenes que: “A prudência esclarecida é o princípio de toda a virtude; e a coragem encontra nela a perfeição. A primeira ensaia e escolhe o caminho, a segunda nela nos firma. E nas democracias, um dos mais nobres títulos, um dos numerosos direitos, a quem os homens devem firmemente ligar-se, é a liberdade de dizer de público as verdades, sem o menor obstáculo... A ninguém deve ser vedado o acesso às congregações do povo, nem tolhida qualquer liberdade no dizer. A Constituição que nos rege, nada tem que invejar de outros povos: Não as imita; antes lhes serve de modelo, porque seu fim é a utilidade da maioria e não da minoria. Todos são iguais perante as leis. Todavia, o saber, o talento e as virtudes não são as únicas coisas que estabelecem entre nós diferenças...”.
      Já nos disse Simon Bolívar que: “Se for verdade que o Estado pode suportar os infortúnios de seus membros, mas que estes não podem suportar os do Estado, claro está que nosso primeiro dever é nos congregarmos para defender o nosso direito... Tanto vale não ter idéias, como telas sem o talento de comunicá-las”.
     Assim é que, envoltos em redoma planetária diante do céu anil, nos tornamos associados da Associação Internacional Poetas Del Mundo em bem aventurada instalação em Cuiabá, em Mato Grosso, no Brasil. Cá estamos numa Capital, num Estado Federado, numa Pátria, num País, numa Nação.
     Chegamos para somar em poesia e realização. Cruzeiro do Sul em constelação. Palavras no horizonte da comunicação. Letras perpetuadas pela busca continuada da perfeição. Diretorias formadas. Diretrizes elencadas. Páginas e pegadas. Palavras iluminadas pela harmonia. Poesia. Pensamento e ação. Tempo e espaço cidadão. Humanidade em construção. Pátria dos obreiros. Estado dos celeiros. Cidade dos canteiros. Nossa missão? Edificar e colher! Nossa meta? Cultivar e florescer! Nosso objetivo? Frutificar sempre! Nosso ideal? Versejar em cultura! Nosso lema? Fomentar a literatura! Meio ambiente, fauna e flora. Educar sem esmola. Crianças, jovens e adultos. Pacificar sem demora. Nesta hora!
       Senhora presidente, Delasnieve Daspet, Senhora Governadora Sueli Batista, Membros da Diretoria, Convidados e Associados, Senhoras e Senhores, Leitores:
       A poesia se faz alada... Voa no vértice da Pátria Amada! Façamos parte dessa jornada! Prossigamos em caminhada. Ouçamos a chamada da inspiração. Avistemos nos versos o Universo em evolução. Alcancemos a luz do saber. Ampliemos a conjugação do verbo ser... Sejamos poetas irmanados em bem querer!
       Doravante, rotação e translação. Doravante, empenho e determinação. Doravante, constância e boa vontade. Doravante, excelência e qualidade. Doravante nosso Estado, nossa cidade, nossa família, nossa vida, nossa obra em tempo real, nossa missão existencial. Doravante a nossa Associação em prisma mundial. Declaramos aberto o nosso primeiro encontro organizacional. Que Deus ilumine-nos, unifique-nos e nos conduza pela seara do bem, do belo e do universal. Assim será!

Airton Reis, vice-governador da AIPOM-MT. Cuiabá-MT, 13 de fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário